522: Empadão de Soja com Alheira de Arganil

© Copyright franciscogomes.eu # Powered by F Gomes # 2022 # All Rights Reserved

Ingredientes:

– 2 chávenas de granulado de soja fina
– 200 ml de tomate frito em polpa
– 200 g de cebola em cubos
– 2 col. de sopa de alho picado
– 1 cubo tempero alho e salsa
– 1 col. de chá de orégãos secos
– 1 alheira de Arganil
– 1 dl de vinho branco
– 1 col. de sopa de molho de soja
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– azeite extra-virgem q.b.
– 2 col. de sopa de salsa fresca picada
– sal marinho q.b.

Preparação:

01.- Coloque a soja num recipiente com água morna, temperada com sal e orégãos e deixe hidratar durante duas horas. Terminado o tempo, escorra a água e reserve.

02.- Prepare o puré de batata. Utilizei flocos de batata e segui as instruções da embalagem de 200 g. Num tacho ao lume, cubra o fundo com azeite, deixe aquecer, adicione a cebola, o alho picado e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione a alheira sem pele, cortada às rodelas, junte ao refogado e deixe-a desfazer completamente, mexendo assiduamente. Ligue o forno (a gás no meu caso) a 180ºC.

03.- Junte então ao tacho o tomate frito, o vinho branco e deixe cozinhar durante 3 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione o granulado de soja escorrido, tempere com o molho de soja, a salsa picada, envolva no refogado e deixe cozinhar, em lume brando, mexendo de vez em quando, durante 3 minutos a fim da soja absorver os temperos.

04.- Num tabuleiro refractário, cubra o fundo com uma ligeira cama de puré de batata, por cima verta o preparado da soja, cubra tudo com o restante puré de batata. Polvilhe com o queijo ralado Mozzarella e leve ao forno durante cerca de 30 minutos, dependendo do tipo de forno utilizado, ou até alourar por cima. Deixe arrefecer um pouco e sirva de seguida com uma salada de alface.

Tempo: ± 50 minutos # económico # fácil

© Copyright franciscogomes.eu # Powered by F Gomes # 2022 # All Rights Reserved

– Uma preparação d’ A Minha Cozinha, de Francisco Gomes.

SLIDESHOW

 

© 12.Mar.2022

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.