518: Bacalhau Dourado no Tacho

© Copyright franciscogomes.eu # Powered by F Gomes # 2022 # All Rights Reserved

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau congelado desfiado
– leite meio gordo para cozer o bacalhau q.b.
– 3 cebolas médias
– 6 ovos
– 500 g de batatas pré-fritas em palitos
– 1 col. de sopa de alho picado
– 1 col. de sopa de salsa fresca picada
– 1 cubo caldo marisco
– azeite extra-virgem q.b.
– noz-moscada moída q.b.
– sal marinho e pimenta-preta moída q.b.

Preparação:

01.- Descongele o bacalhau e coza-o em leite. Descasque as cebolas e corte-as em meias luas finas. Num recipiente, bata os ovos, tempere com sal e salsa picada e reserve.

– Para cozer o bacalhau com leite, neste caso, o desfiado ou em posta, coloque ao lume um tacho com o leite, 2 dentes de alho e uma pitada de louro moído. Deixe o leite levantar fervura, introduza o bacalhau desfiado, desligue o lume, tape o tacho e deixe em repouso durante cerca de 10 minutos. Aproveite depois o leite de cozer para preparar a receita ou simplesmente cozer batatas e cenouras.

02.- Leve um tacho ao lume, cubra o fundo com azeite e refogue as cebolas e o alho até a cebola ficar macia. Adicione o bacalhau cozido e escorrido, o cubo tempero e deixe cozinhar durante cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com pimenta e noz-moscada e envolva.

03.- Entretanto, frite as batatas (utilizo a FRYER AIR PRO sem óleo). Quem não possuir o sistema de fritar sem óleo a ar quente, frite em óleo de girassol e escorra em papel de cozinha absorvente. Junte as batatas fritas ao preparado do bacalhau e depois adicione os ovos batidos. Misture tudo muito bem, em lume brando (na placa, modo 1, dependendo do modelo).

04.- Deixe cozinhar os ovos de forma a ficarem bastante cremosos e, se necessário, junte um pouco do leite de cozer o bacalhau para que o preparado fique mais cremoso. Desligue o lume, polvilhe com salsa fresca picada e sirva de seguida.

Tempo: ± 40′ # económico # fácil

© Copyright franciscogomes.eu # Powered by F Gomes # 2022 # All Rights Reserved

– Uma preparação d’ A Minha Cozinha, de Francisco Gomes.

 

 

© 01.Mar.2022

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.